Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente

ligado aos movimentos feministas que buscavam mais

dignidade para as mulheres e participação igualitária na sociedade.

Às vezes, parece-me que foi instituído para compensar

todas as discriminações que sofremos desde o início dos

tempos. Será que temos, realmente, o que comemorar?

Ouvimos falar da importância da mulher e da grande

contribuição que dá a humanidade. Me questiono e

me ponho em dúvida sobre essa tão falada,

importância, quando vimos a mulher ser tão

desrespeitada, violentada, discriminada, etc...

Apesar dos séculos avançarem, quase nada mudou,

neste aspecto.

Quando foi que vimos a mulher ter poder de decisão?

Raros são os casos. Quando foi que deixamos de ver

as estatísticas de abandono e maus tratos? O homem,

com o tal pátrio poder, sempre tem a palavra final.

Ele decide. Até coisas simples, como: namorar,

noivar, casar, separar, assumir um filho... E como

eles conseguem se envolver com alguém, sem o

menor sentimento. Aí fica fácil trocar quando enjoa,

quando quer outra e pouco importa a quem esteja magoando.

Claro que cada lugar tem sua cultura, sua visão sobre

isso, e nem todos têm as mesmas atitudes,

mas em geral é assim que acontece.

A mulher dificilmente, tem oportunidades de crescimento

dentro das empresas. Os salários, geralmente são mais

baixos, ainda que, com responsabilidades maiores.

Felizmente, no final do século XX essa realidade começou a

mudar, porém está muito distante de conquistar uma equiparação.

Apesar de tudo, a mulher, mãe, esposa, companheira, trabalhadora,

dona de uma força surpreendente, muitas vezes, trabalha os 3

turnos; cuida da casa, dos filhos, ainda encontra tempo de se

cuidar e estar bem. Essa que chora por um filho, por um amor,

por circunstâncias, ou de dor, encara a vida de frente. Sofre,

sente, mas ainda assim, enfrenta tudo com coragem.

A mulher desenvolve sua própria personalidade, sem se deixar

levar por um ingênuo espírito de imitação que, em geral, a

deixaria facilmente, num plano de inferioridade, impedindo-lhe

a realização das suas possibilidades mais originais.

Assim, no trabalho, ou na missão para que se sente chamada,

seja qual for: sua vida particular e trabalho são realmente

construtivos e fecundos, cheios de sentido, sem perder a feminilidade.

Parabéns a todas as Marias, Joanas, Ritas, etc, pouco importa

o nome, cor, ou condição social, mas todas dignas de aplausos

pela força e coragem que nos mantém na luta!

52 comentários:

Maria Clarinda disse...

Excelente o teu post, amiga!
Um beijo grande e bom fim de semana.

ecos disse...

Como já é habitual... tazes temas muito interessantes. E este... está formidável!

Bom fim de semana.

Beijinhos da

Maria

São disse...

Minha querida, feliz Dia da Mulher para si!
Bem haja!

DE-PROPOSITO disse...

Olá
O desejo que a felicidade ande por aí. Que todos 'os dias', sejam dias muito felizes.
Um beijinho.
Manuel

Menina do Rio disse...

Como estás minha linda?
Lindas palavras! Só nós mulheres sabemos a importancia de ser mulher!
Sem contar que na maioria das vezes somos usadas, como simbolo e objeto sexual!

um beijinho pra ti e votos de um feliz fim de semana

LuzdeLua disse...

Minha linda, como é bom te ver em sorrisos.
Sim, mulher sempre.
"Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre... Quem traz no peito essa marca, Maria, Maria, mistura a dor e a alegria."
E como sabemos ser raça não é querida. Lindo texto, belíssimas colocações. E viva o nosso dia.
Bom findi semana a ti com teus desejos realizados.
Um beijo linda.
Bjs

Defensor disse...

Salve...
Um dia especial para as mulheres, batalhadoras, competentes, verdadeiras guerreiras...

Não sei se você já leu, mas em 2006, fiz um post homenageando as muilheres, chamado "Elogio à Deusa", pode ser conferido aqui:
http://defensormaldito.blogspot.com/2006/11/elogio-deusa-o-culto-deusa-to-antigo_14.html

Abraços

looking4good disse...

Um bom Dia Internacional da Mulher ... com flores, sorrisos e poesia :)

efeneto disse...

Perdi-me em mim
Onde sempre me procurei
Entre palavras e sentidos
Onde sempre me demorei
Entre versos feitos de cetim

Perdi-me em mim
No onde e no entre assim
No princípio, meio e fim
Perdi-me em mim...

Apenas me achei para lhe desejar
Bom fim-de-semana
Na companhia de quem ama...
Que pode ser, família, amigos
Não interessa

Bia disse...

Minha linda, ficou maravilhoso esse texto! Soubeste bem definir o momento histórico da mulher, o que se passa na atualidade, suas conquistas, batalhas, sua luta pela justiça e reconhecimento dos seus direitos, o sofrimento e decepção, e a importância do seu papel nessa sociedade tantas vezes injusta e desigual.

Parabéns, meu anjo, pela bela e significativa postagem.

Não cometa extravagância na recuperação, viu? Ela é mais importante, muitas vezes, que a própria cirurgia.

Ficam sorrisos e beijos para enfeitar teu final de semana. Que ele venha com muitas alegrias, música, poesia, e muito amor dos amigos e familiares que, certamente, ainda estão te paparicando (rs).

Peter disse...

O que seria do Homem sem a Mulher?
Para mim, todos os dias são "Dias da Mulher".

GarçaReal disse...

Muito lindo amiga.

Como é habitual em ti...Seremos sempre mulheres.

Espero que a tua saúde esteja recuperada.

Bom Fim de Semana

bjgrande do Lago

lua prateada disse...

És linda miga!...E tudo o que escreveste é mais que verdade, se comemora o dia da mulher para mim na realidade é uma tristeza qual dia nem dia da mulher se elas continuam numa eterna perseguição sós e abandonadas ,lutando para criar seus filhos NÓS MULHERES não podemos não! ter 1 dia mas todos os dias são nossos, porque somos nós sós que lutamos neles sempre e cada vez mais.Bem melhor eu parar senão isto dava para escrever 1 livro.
Passei para te deixar um raio do meu luar...Estou partindo para minha lua e te deixo com saudade...
Bom fim de semana.
Beijinho prateado com carinho
SOL

Mario Rodrigues disse...

Encontrei-me aqui,
de onde vim?
nao sei,
nao me interessa.
Vou seguir,
sem olhar para trás!
mas vou levar na memória,
todos os meus amigos
por isso lhe deixo estas simples palavrinhas

Um optimo fim de semana

Abraço amigo

Mario Rodrigues

C Valente disse...

AS suas melhoras e saudações amigas

Luís Galego disse...

envio-te uma flor neste dia que também é o teu...Beijo!!!

FERNANDA & POEMAS disse...

Olá minha querida amiga, linda homenagem á mulher... Eu agradeço!!!
Muitos beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

Iana disse...

Mulher!!!
Um dia feito para comemorar a vida...
Mulher traz a vida...
Traz um luz infinita!!!
Deus quando criou o Homem sabia que nele naum poderia dar a continuação...

E por isso Fez a MULHER, nela sim, ela poderia ver a sua crição...sendo a cada dia
aprimorada pela natureza que nela ele colocou....o de ser MÃE.

Por isso são nossos todos os dias...
Mais hoje foi escolhido para mostrar para o mundo todo...que somos a coisa mais preciosa do mundo..
Somos MULHERES.
Feliz Dia da Mulher amiga...
beijos mil pelo nosso dia

Iana!!!

PS: convido-te para participar de Uma rosa e seus poemas!!! é um novo espaço do ladinho de Vidas!! :)

OUTONO disse...

Mulher
Amiga
Mãe
Avó...

O meu poema...à mulher da minha vida.
Outono
pretexto-classico.blogspot.com

M@ri@ disse...

Minha linda amiga
Passei para saber se estas melhor...
Desejo te um dia muito feliz.
deixo te um beijo doce
M@ri@

Cöllyßry disse...

Oi querida,vim desejar um resto de noite, neste dia que dizem ser da Mulher,que o é todo o dia...

Bjca terna

© efeneto disse...

Um beijo na Mulher maravilhosa que é. Não é necessario mais palavras.

Esconderijo da Bandys disse...

Oi querida,
Vim agradecer a visita.
O poema que voce leu retrata a caminhada que eu estava participando.E infelizmente nessa caminhada vimos momentos tristes.
Adorei seu espaço e voltarei mais vezes assim com te espero tambem.
Um domingo de muita alegria e paz
Beijos no ♥

Felisberto Assunção disse...

Olá...
Foi aqui que encomendaram?

|““““““““““““““““““““““““||_
|...............*AMOR*...........|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|............*CARINHO*.........|||“|““_
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|............*ALEGRIA*.........|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|............*AMIZADE*.........|||“|““_
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|........*FELICIDADE*.......|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)

Entrega feita!
Participa na campanha FAZ UM AMIGO FELIZ!!!
Manda esta encomenda p/ todos os teus amigos.
Espero estar incluído nessa lista........
Vou fazer outra entrega ...fuiiiiiiiiiiii
Beijinho e Bom Fim de semana

João Filipe Ferreira disse...

um feliz dia da mulher:)

muitos beijinhos:)

Bel disse...

Querida amiga espero que tenhas passado um maravilhoso dia da Mulher e que este domingo seja ainda melhor.
Beijinhos da Bel

efvilha disse...

Oi, minha querida.

Tuas visitas, eu as saboreio com vontade, com gula até, e muito gozo. São deliciosas.

Eu teria apenas uma palavra a dizer a respeito da mulher: VOCÊ!
Você tem tudo de lindo que uma mulher possa ter. E ternura, e carícias inegadas.
É muito bom chamar-te amiga.

Beijo terno de Paz, em ti. Fique bem. Tenha bons dias.

loup-julien disse...

Oie meu amiga lucia!
Si!Dia Internacional da Mulher
Bom fim de dominica e eccellente settimana
Beijos

Pepe Luigi disse...

Belíssimas palavras tão tocantes e cheias de sensibilidade, dedicadas ao Ser mais fecundo e amoroso do Universo: A Mulher!

Um beijinho
Pepe

Janaina de Almeida disse...

Lúcia, também às vezes me questiono e penso que até as próprias mulheres confundem a indeoendência querendo igualar-se com os ohmnes em suas piores características:HÁ MULHERES QUE SÃO MAIS MACHISTAS QUE MUITO HOMEM POR AI...
Ser independente sim, mas sem perder a feminilidade.
Beijos e tenha uma ótima semana.

Flávio disse...

Parabéns pelo excelente texto e pelo novo visual, que ficou ótimo, Olhos Doces! :) Feliz Dia da Mulher e ótima semana. Bjs

O Árabe disse...

Dia da Mulher... deveriam sê-lo todos os dias! :) Boa semana.

Oliver Pickwick disse...

Por tudo isso que escreveu, parabéns para você também, por representar tão bem este gênero da espécie humana.
Beijos, doce menina!

Magui disse...

Não é fácil viver para ninguém.

Gui disse...

Um beijo muito especial com um dia de atraso.

le baladin disse...

heureux e te voir de nouveau avec ton sourire de miel je serai abeille je viendrai butiner dans ton ciel bisous phil

carla granaj disse...

ola amiga ! gostei do teu post e do que li . tenho estado ausente pois estrou no canada a passar ferias e so hje voltei a postar e ca espero por ti
bjo
carla granja

Lumife disse...

Os tempos mudaram e as mentalidades também vão sendo mais positivas. Já é tempo da igualdade ser um facto real.

Beijos e as melhoras

O Sibarita disse...

Fia ô fia! Falou e disse! Concordo totalmente!


E PARABÉNS PELA DATA!

Ah eu sumi tô com meu pai hospitalizado.
bjs
O Sibarita

O Profeta disse...

Passou o dia sobre as cidades
Esquecido por esta estação
Uma flor deposita no vento uma semente
Este ribeiro leva consigo a ilusão

Secretamente a terra a recolhe
Guarda-a da voragem do vento
Espera que água a fecunde
Explode a vida a cada momento


Boa semana

Doce beijo

Carla disse...

belas palavras de quem gosta de ser mulher
beijinhos

JOSÉ NEVES disse...

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Um beijo com Amizade.

Tó-Zé disse...

Lindo post =)
desculpe a ausência mas o meu computador foi arranjar...
obrigado pelos comentários

beijoo

estrelanomar disse...

Olá!

Quero agora lhe dizer
Que vi o seu cantinho
Gostei de ler e ver
Está muito bonitinho!

Lindo!

Beijos de mar

elprincipito disse...

The Truth is Out There.

Bia disse...

Passando para deixar sorrisos e beijos na tua alma e raios de sol coloridos enfeitando a tua tarde.

São disse...

Minha querida, vim te abraçar!
Bem hajas!

São disse...

QUERIDA, PERDOA-ME: SÓ AGORA VI QUE NÃO ESTIVESTE BEM...

ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE TE TENHAS RECOMPOSTO JÁ!!

UM ABRAÇO SOLIDÁRIO!!

jocasipe disse...

Não concordo com o dia da mulher. Acho-o um atestato de menoridade para com a mulher. Para mim a mulher é equiparada ao homem, nem mais nem menos, simplesmente são seres humanos. É a minha opinião!
Abraço e cumprimentos.

Bel disse...

Querida amiga passei para deixar um beijo enorme

benechaves disse...

Oi, minha amiga: passando aqui atrasado pra te ver e te desejar melhoras da sua cirurgia. Tudo de bom e um final de semana pleno de saúde e paz.

Beijos inacabados...

Maria Clarinda disse...

Tou sentindo a tua falta, Amiga!!!!!!!! Jinhos